Pong

A recriação do maior clássico dos videogames, agora também para telas touch.

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Games

Esta é a recriação do primeiro jogo da Atari, feito em 1972, que foi um dos grandes responsáveis pelo nascimento da indústria do videogame como conhecemos.

Jogo acontecendo no fliperama original

Você veria isso se estivesse jogando em 1972

Como queria aprender mais sobre a liguagem de programação Javascript e frontend em geral, decidi ir além do Hello World e recriar esse clássico em HTML5/CSS3 e Javascript modernos. Afinal, se Allan Alcorn conseguiu, quase 40 anos atrás e recém-formado no mesmo curso que eu faço atualmente, fazer em 3 meses esse jogo com chips programáveis a nível de transistor e muita solda, eu consigo fazer no conforto de um computador milhões de vezes mais potente e com o Google para me ajudar.

Quando o jogo foi lançado, precisava de todo um equipamento e circuito digital feito especificamente para rodá-lo. Depois, este jogo passou para diversas gerações de consoles que podiam ser jogados em casa, e finalmente para PC. Várias versões foram feitas, muitas em Flash, mas poucas com implementação moderna.

Para este primeiro jogo, me baseei neste curso da Udemy, mas indo além e tornando-o responsível, de forma com que ele possa ser jogado não só no computador, mas também em tablets e smartphones (ou quaisquer dispositivos com telas touch e que consigam acessar essa página).

Caso queira baixar os arquivos do jogo para entender como eu fiz ou brincar com o código, visite meu repositório de jogos no GitHub.

Versão atual: 2.1.0 - 15/06/2020

Modo de futebol adicionado!

Versões anteriores:
  • 2.0.1 - 14/06/2020 - Correção de bug em que a bola ficava presa nas laterais.
  • 2.0.0 - 12/06/2020 - Modo de tênis adicionado e lógica interna do jogo reconstruída e melhorada. Agora o jogo também possui uma tela de início que serve de demonstração do jogo.
  • 1.0.0 - 21/05/2020 - Jogo lançado! Ainda construindo modos de jogo de tênis e futebol.

Escolha um modo de jogo:

Este é o jogo clássico do Pong (para 1 jogador), no qual você controla a raquete da esquerda.

Instruções

  1. Você deve evitar que a bola acerte sua parede lateral. Se isso ocorrer, resultará em um ponto para o adversário e vice-versa.
  2. Ao ultrapassar a pontuação máxima de 5 pontos (podendo ser alterada nos ajustes abaixo do jogo), quem tiver a maior pontuação ganha.
  3. Há 3 níveis de dificuldade (também podendo ser alterado nos ajustes abaixo do jogo), sendo que cada um irá alterar a proporção entre o tamanho da sua raquete em relação a de seu adversário.
  4. Para tornar o jogo mais desafiador, com o passar do tempo a bola vai ficando cada vez mais rápida.

Controles

Se você está usando um mouse, utilize o cursor para guiar a raquete; caso esteja numa tela touch, utilize seu dedo. A raquete irá acompanhar seu cursor/dedo desde que o movimento esteja sendo feito dentro dos limites da área do jogo (dentro da borda branca). Recomendo jogar em tela cheia clicando/tocando no botão de mesmo nome.

Bom jogo! ;)

Este é o jogo Pong, na sua versão de tênis (para 1 jogador), no qual você controla as duas raquetes da esquerda.

Instruções

  1. Você deve evitar que a bola acerte sua parede lateral. Se isso ocorrer, resultará em um ponto para o adversário e vice-versa.
  2. Se a bola acertar a raquete da frente, mas estiver indo no sentido do seu adversário, a bola irá desviar seu curso, mas não irá mudar a direção horizontal; isso só acontece se a bola acertar um jogador adversário. O equivalente vale para o outro time.
  3. Ao ultrapassar a pontuação máxima de 5 pontos (podendo ser alterada nos ajustes abaixo do jogo), quem tiver a maior pontuação ganha.
  4. Há 3 níveis de dificuldade (também podendo ser alterado nos ajustes abaixo do jogo), sendo que cada um irá alterar a proporção entre o tamanho da sua raquete em relação a de seu adversário.
  5. Para tornar o jogo mais desafiador, com o passar do tempo a bola vai ficando cada vez mais rápida.

Controles

Se você está usando um mouse, utilize o cursor para guiar a raquete do fundo; caso esteja numa tela touch, utilize seu dedo. A raquete do fundo irá acompanhar seu cursor/dedo, enquanto a raquete da frente irá espelhar verticalmente o movimento. Para que seu comando seja registrado, o movimento do cursor/dedo deve ser feito dentro dos limites da área do jogo (dentro da borda branca). Recomendo jogar em tela cheia clicando/tocando no botão de mesmo nome.

Bom jogo! ;)

Este é o jogo Pong, na sua versão de futebol (para 1 jogador), no qual você controla o time de cor branca.

Instruções

  1. Você deve evitar que a bola acerte seu gol. Nesse modo de jogo, ele será demarcado pela pequena área. Se isso ocorrer, resultará em um ponto para o adversário e vice-versa.
  2. Se a bola acertar um jogador do seu time, mas estiver indo no sentido do gol do adversário, a bola irá desviar seu curso, mas não irá mudar a direção horizontal; isso só acontece se a bola acertar um jogador adversário. O equivalente vale para o outro time.
  3. Ao ultrapassar a pontuação máxima de 5 pontos (podendo ser alterada nos ajustes abaixo do jogo), quem tiver a maior pontuação ganha.
  4. Há 3 níveis de dificuldade (também podendo ser alterado nos ajustes abaixo do jogo), sendo que cada um irá alterar a proporção entre o tamanho dos seus jogadores em relação a de seu adversário, além da mobilidade máxima do computador.
  5. Para tornar o jogo mais desafiador, com o passar do tempo a bola vai ficando cada vez mais rápida.

Controles

Se você está usando um mouse, utilize o cursor para guiar o goleiro; caso esteja numa tela touch, utilize seu dedo. Todos os jogadores irão acompanhar seu cursor/dedo. Para que seu comando seja registrado, o movimento do cursor/dedo deve ser feito dentro dos limites da área do jogo (dentro da borda branca). Recomendo jogar em tela cheia clicando/tocando no botão de mesmo nome.

Bom jogo! ;)

Aviso: para telas touch, você precisará entrar em modo de tela cheia para jogar.

Tela cheia

Fechar Exit Fullscreen

Ajustes

Pontuação máxima:

Dificuldade:

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